domingo, 31 de janeiro de 2016

Campeões Históricos: Pôster Alemanha Campeã Mundial 1954

A Copa do Mundo de 1954 foi disputada na Suíça entre os dias 16 de junho e 04 de julho. Esta edição contou com 16 seleções disputando a Taça Jules Rimet, a grande maioria (12 escretes) eram de times europeus. Além desses doze, participaram dois sul-americanos (Brasil e Uruguai), o México representando a região da Concacaf e a Coreia do Sul representando a Ásia.
A primeira fase contou com quatro grupos com quatro equipes cada, passando os dois melhores de cada agrupamento para as quartas de final. Uma curiosidade a ser destacada: cada grupo tinha duas equipes como cabeças de chave, onde estas não se enfrentavam. Os não cabeças de chave também não jogavam entre si. Portanto cada seleção fez apenas dois jogos no seu grupo.
O Brasil jogou no grupo 1 e conseguiu se classificar em primeiro, vencendo o México por 5 a 0 e empatando com a Iugoslávia por 1 a 1 (os iugoslavos avançaram em segundo). O grupo 2, o mais forte, contou com duas potências da época: Alemanha Ocidental (divisão do país ocorrida após a segunda guerra) e Hungria. Os húngaros contavam com o excepcional Puskas. A Hungria passou por cima da Coreia do Sul com um sonoro 9 a 0. Os alemães ocidentais venceram os turcos por 4 a 1. Na segunda rodada a esperada partida entre as feras. Mas, os húngaros atropelaram o time alemão por 8 a 3. Com isso a Hungria se classificou em primeiro do grupo. A Alemanha Ocidental suou para se classificar. Precisou jogar um jogo desempate com a Turquia, já que ambas empataram em dois pontos (na ocasião não havia critérios de desempate). A Turquia saiu derrotada por 7 a 2 e deu adeus à Copa.


No grupo 3, Uruguai e Áustria se classificaram respectivamente em primeiro e segundo lugar, deixando as seleções da Tchecoslováquia e da Escócia para trás. O último grupo contou com a classificação de Inglaterra e Suíça, deixando de fora da competição a tradicional Itália e a Bélgica.
As quartas de final aconteceram no sistema eliminatório em jogo único. Quem vencesse avançava. A Áustria bateu a anfitriã Suíça por 7 a 5 e o Uruguai venceu a Inglaterra por 4 a 2 e, os vitoriosos se classificaram.
O Brasil foi enfrentar justo a forte Hungria e se deu mal. Derrota por 4 a 2 e viu os europeus passarem para as semifinais. Por fim, a Alemanha Ocidental venceu a Iugoslávia por 2 a 0 e também se classificou.
Agora, nos jogos semifinais, os alemães não deram chance e venceram os austríacos por 6 a 1. Os húngaros saíram vitoriosos frente o Uruguai pelo placar de 4 a 2, passando para a decisão.
Na partida para definir o terceiro colocado, a Áustria venceu o Uruguai por 3 a 1 e se sagrou a terceira potência do futebol mundial. Mas, o que interessava mesmo era a grande final. Húngaros e alemães frente a frente novamente. A Hungria, pelo retrospecto levava uma pequena vantagem no quesito favoritismo, e começou vencendo, com gols de Puskas e Czibor aos seis e oito minutos da etapa inicial. Em pouco mais de dez minutos após os tentos húngaros, a Alemanha Ocidental empatava com gols de Morlock (aos dez minutos) e Rahn (aos 18).
O placar permaneceu inalterado até os minutos finais, quando Rhan, aos 39 minutos do segundo tempo fez o gol do primeiro título mundial alemão. Houve boatos de que os alemães haviam jogado dopados nesta partida decisiva. Mas, como na época não haviam exames antidoping, nada pode ser comprovado.
Porém, é inegável que os jogadores germânicos foram bravos e venceram com muito mérito o primeiro mundial da história do país. Parabéns Alemanha Campeã Mundial 1954. Veja o pôster com os campeões!

Curta, siga e compartilhe nossa página no Facebook. Acesse: www.facebook.com/postercampeao

Nenhum comentário:

Postar um comentário