domingo, 10 de janeiro de 2016

Campeões Históricos: Pôster Itália Campeã Mundial 1934

A segunda edição da Copa do Mundo aconteceu na Itália em 1934. Por ser na Europa, essa edição contou com várias seleções europeias (doze), diferentemente da edição anterior no Uruguai. Também na Copa de 34 houve a estreia de uma seleção africana no mundial, tendo como representante a seleção do Egito.
A competição foi disputada de 27 de maio a 10 de junho, com 16 seleções em fases eliminatórias. A nossa seleção brasileira bateu e voltou, pois perdeu a estreia para a Espanha por 3 x 1. Já os italianos venceram o primeiro confronto com uma sonora goleada de 7 x 1 sobre os Estados Unidos.
Com essa vitória, a Itália enfrentou a pedreira espanhola nas quartas de final. Precisou de duas partidas para se classificar. O primeiro confronto ficou em 1 x 1. Como na época não existia disputa de pênaltis, a solução foi disputar uma partida desempate. Nesta, um dia após o primeiro jogo, os donos da casa conseguiram vencer com um suado e magro 1 x 0.


No dia três de junho, apenas dois dias depois de passar pela Espanha, já era a vez de decidir a semifinal contra a Áustria. Novamente, apertado e suado. Vitória simples italiana e classificado para decisão contra a extinta Tchecoslováquia, que venceu a seleção alemã por 3 x 1.
A grande final foi um teste para cardíaco. Se um famoso narrador já tivesse nascido na época diria "Haja coração amigo!". Final em casa, com o auge do fascismo de Mussolini, a pressão era gigantesca sobre o escrete italiano. Os tchecoslovacos que não tinham nada com isso abriram o placar com o gol de Puc, aos 31 do segundo tempo. A Itália conseguiu o empate cinco minutos mais tarde, aos 36, com gol de Orsi. O jogo foi para a prorrogação. E aos cinco minutos, Schiavo marcou o gol do primeiro título da gloriosa escola italiana de futebol. Alegria geral no país, anfitrião e campeão! Parabéns Itália Campeã Mundial 1934. Veja o pôster com os campeões!

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/postercampeao

Nenhum comentário:

Postar um comentário