terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Campeões Históricos: Pôster Ururguai Campeão Mundial 1930

A primeira competição mundial organizada pela FIFA aconteceu em 1930. O Uruguai foi o país escolhido para sediar a primeira Copa do Mundo. A escolha de nossos vizinhos sul-americanos teve dois motivos principais: pelas comemorações da independência e da primeira constituição uruguaia e pelo timaço que a celeste tinha na época. Timaço, simplesmente por ser considerada a grande do mundo do futebol, pois conquistara o bicampeonato olímpico dois anos antes, em 1928.
A competição ocorreu entre os dias 13 e 30 de julho daquele ano, e contou com 13 equipes dividas em um grupo com quatro seleções (Argentina, Chile, França e México) e três grupos com três equipes cada (Grupo 2: Bolívia, Brasil e Iugoslávia; Grupo 3: Peru, Romênia e Uruguai; Grupo 4: Bélgica, EUA e Canadá).


No mundial de 30 não houve necessidade de eliminatórias. Aliás, houve várias desistências de países participantes, principalmente de países europeus, onde, nações já consagradas do futebol internacional deixaram de viajar dias de navio para a América do Sul. Citemos algumas como Alemanha, Itália e Inglaterra.
Com a bola rolando, a seleção uruguaia ganhou as duas primeiras partidas do grupo e avançou na primeira colocação (1 x 0 no Peru e 4 x 0 na Romênia). Os demais classificados às semifinais foram a Argentina, Iugoslávia e EUA, todos primeiros dos seus grupos. A nossa seleção brasileira, estreante, ainda de uniforme branco ficou em segundo do grupo 2, perdendo o primeiro jogo (1 x 2 Iugoslávia) e vencendo o segundo (4 x 0 Bolívia).
Na fase semifinais, o Uruguai venceu a seleção iugoslava com o placar elástico de 6 x 1. Com isso a decisão do primeiro mundial foi decidida contra a rival Argentina, que venceu os Estados Unidos também por 6 x 1.
A decisão não poderia ser mais emocionante, com gols intercalados de cada equipe, raça em campo e o placar final foi de 4 x 2 para a celeste olímpica.
Com isso a força do futebol uruguaio foi confirmado como o maior da época. Parabéns Uruguai Campeão Mundial de 1930.

Curta e compartilhe nossa página no Facebook. www.facebook.com/postercampeao

Nenhum comentário:

Postar um comentário