domingo, 27 de março de 2016

Campeões Históricos: Pôster Brasil Tricampeão Mundial 1970

A Copa do Mundo de 1970 disputada no México foi a maior da história até então. Não somente pelo selecionado espetacular do Brasil com Pelé, Carlos Alberto, Tostão, Jairzinho, Rivellino, entre outros. Mas, também por grandes novidades.
Nessa edição surgiu a primeira bola de uma fornecedora oficial. A Telstar da alemã Adidas dava início ao futebol do marketing milionário. Foi também no México que surgiu os cartões amarelo e vermelho usados em Copa para advertir os atletas. Por fim, foi permitido fazer substituições no decorrer da partida em Mundiais.
Mas, vamos ao principal, que são as seleções desfilando seu futebol. O timaço canarinho passou em primeiro do grupo 3 vencendo suas partidas iniciais. Venceu a Tchecoslováquia (4 a 1), a Inglaterra (até então atual campeã e também classificada às quartas de final) por 1 a 0 e a Romênia por 3 a 2. O México, país anfitrião se classificou em segundo do seu grupo com 2 vitórias. Porém, não conseguiu ir muito além, já que fora eliminado por uma sonoro 4 a 1 nas quartas de final diante da Itália.


Já o Brasil vinha jogando o fino da bola, e eliminou o Peru por 4 a 2, gols de Rivellino, Tostão (dois) e Jairzinho. Os peruanos Gallardo e Cubillas descontaram. As semifinais foram realizadas com dois grandes embates: Brasil x Uruguai; Itália x Alemanha Ocidental. Os uruguaios, sempre uma pedra no sapato brasileiro, não conseguiu segurar o Dream Team tupiniquim: 3 a 1 e vaga da nossa seleção na final contra a Itália, que eliminou os alemães ocidentais na prorrogação com um suado 4 a 3.
Finalmente as decisões. A Alemanha Ocidental ficou com o terceiro lugar da copa vencendo o Uruguai pelo placar mínimo, gol de Overath. Mas a decisão mesmo era a do dia 21 de junho no estádio Azteca. O Brasil saiu na frente com Pelé aos 18 minutos da primeira etapa. Porém, aos 37, Boninsegna empatava para a Itália, e assim ficou o placar até o intervalo.
No segundo tempo só deu Brasil. Gérson aos 21 minutos virava, Jairzinho aos 26 ampliava e Carlos Alberto Torres, o Capita, fechava a conta aos 41 minutos. E assim fomos tri e conquistamos definitivamente a Taça Jules Rimet aos som da música "Noventa milhões em ação, pra frente Brasil do meu coração! [...] Todos juntos vamos, pra frente Brasil, Brasil, salve a seleção!". Parabéns Brasil Tricampeão Mundial 1970. Veja o pôster com os campeões! 

Curta, siga e compartilhe nossa página no Facebook. Acesse: www.facebook.com/postercampeao

Nenhum comentário:

Postar um comentário