quarta-feira, 23 de março de 2016

Campeões Históricos: Pôster Inglaterra Campeã Mundial 1966

A oitava edição da Copa do Mundo, disputada na Inglaterra em julho de 1966 teve muitas emoções e surpresas. Os ingleses, jogando em casa, queriam e muito conquistar seu primeiro mundial. O Brasil buscava o tri e a posse definitiva da Taça Jules Rimet (italianos e uruguaios também tinham essa chance). A história brasileira na copa inglesa foi curta. Eliminado na primeira fase com apenas uma vitória, deu adeus ao sonho do tri (que venceria quatro anos depois).
Já a Inglaterra, nação mãe do futebol que conhecemos hoje fez seu papel e se classificou para as quartas de final em primeiro do seu grupo, com duas vitórias, ambas por 2 a 0 contra México e França e um empate sem gols contra os uruguaios (também classificados).
Na fase eliminatória, ou mata-mata, a seleção inglesa passou pela Argentina com um suado gol de Hurst aos 33 minutos do segundo tempo. Uma curiosidade desta Copa era que nenhuma partida foi disputada aos domingos, já que esse dia era dedicado à fé. Na semifinal, os ingleses enfrentaram o fortíssimo escrete português, do craque Eusébio. A partida terminou 2 a 1 para os anfitriões e vaga na tão esperada decisão.


A grande final do dia 30 de julho foi de muita raça, emoção e polêmica. A Alemanha saiu na frente com Haller aos 12 minutos de jogo. Seis minutos depois, o craque inglês Hurst empatava o jogo. O fim da primeira etapa mostrava o equilíbrio das duas equipes. No segundo tempo, aos 38 minutos, Peters virava para a Inglaterra. 2 a 1. Mas, no apagar das luzes, aos 44, os alemães deixavam tudo igual com Webber.
Com o empate em dois gols foi necessário fazer a disputa da prorrogação. Hurst desempatou aos 11 minutos do primeiro da prorrogação. Este gol foi um dos mais polêmicos da história das copas. Imagens mostram que a bola não entrou em determinado ângulo. Em outra posição dá-se a impressão que entrou. Até um estudo feito pelo canal britânico Sky Sports junto com a desenvolvedora de games EA Sports em janeiro afirmam que o gol foi bem validado. Apesar que britânico julgando gol da seleção do seu território é de ficar com o pé atrás.
Mas, se realmente entrou a bola não importa, pois o craque Hurst ampliou o placar aos 15 minutos do segundo tempo extra, sacramentando a vitória por 4 a 2. Os ingleses foram merecidamente campeões mundiais. Parabéns Inglaterra Campeã Mundial 1966. Veja o pôster com os campeões!

Curta, siga e compartilhe nossa página no Facebook. Acesse: www.facebook.com/postercampeao

Nenhum comentário:

Postar um comentário