domingo, 10 de abril de 2016

Campeões Históricos: Pôster Itália Tricampeã Mundial 1982

A Copa do Mundo de 1982 foi disputada entre os dias 14 de junho e 11 de julho daquele ano na Espanha. Pela primeira vez há o aumento no número de participantes: 24 seleções frente aos 16 até a competição anterior. A seleção canarinho tinha uma grande equipe, conhecida pelo seu fino toque de bola, o chamado futebol arte, e se classificou em primeiro do seu grupo 6, vencendo todas as suas partidas iniciais: 2 a 1 União Soviética; 4 a 1 Escócia; e 4 a 0 Nova Zelândia. Neste grupo, os soviéticos também se classificaram.
A anfitriã Espanha passou à fase seguinte em segundo do grupo 5, com apenas uma vitória frente a Iugoslávia por 2 a 1, ficando atrás da Irlanda do Norte na classificação final. Os italianos também não encantaram na primeira fase. No grupo 1, a Itália classificou à seguinte fase com apenas 3 pontos, obtidos pelos seus três empates. A azzurra garantiu sua vaga no sufoco, em segundo lugar, empatado em pontos e saldo de gols com Camarões (zero) e vencendo em número de gols marcados (2 a 1). O primeiro do grupo 1 foi a seleção polonesa.
Novamente, a segunda fase da Copa foi disputada em grupos. Porém, desta vez foram quatro grupos de três seleções, sendo que as primeiras colocadas passavam às semifinais. No grupo A passou a Polônia, com três pontos, deixando para atrás a União Soviética pelo número de saldo de gols (3 a 1). A Bélgica não pontuou no grupo.
A Alemanha Ocidental foi a líder do grupo B, deixando as tradicionais Inglaterra (segunda colocada) e Espanha (anfitriã e última do grupo) de fora da Copa. Já no grupo D, a França ganhou suas duas partidas e avançou, eliminando as seleções da Áustria e Irlanda do Norte.
O grupo C ficou por último, pois merece um destaque maior. Não só para nós brasileiros, mas também para a história das copas, já que foi nela que a Itália se sagraria tricampeã em 1982. Neste grupo, além de Brasil e Itália, tinha a seleção argentina na disputa. Na primeira partida a seleção italiana venceu a Argentina por 2 a 1. Depois, pela segunda rodada, três dia depois, o Brasil venceu por 3 a 1 a Argentina, que deu adeus para a Copa do Mundo.


A última e decisiva partida do grupo, era praticamente uma final, já que, quem vencesse se classificaria às semifinais do mundial. Para o Brasil bastava um empate, já que tinha um gol a mais de saldo que os italianos. No dia cinco de julho, em Barcelona, a Itália saiu na frente com Paolo Rossi aos cinco minutos de jogo. Aos 12 minutos, Sócrates empatava para os brasileiros. Porém, Rossi novamente colocava os italianos em vantagem aos 25 minutos, 2 a 1 até o final da primeira etapa.
Na etapa complementar, Falcão empatava aos 23 minutos e até aquele momento, o Brasil estava classificado. Mas, Paolo Rossi, o craque da partida e o grande nome e artilheiro da Copa da Espanha, com seis gols, marcava mais um, aos 29 minutos, completando assim seu hat-trick e selando a classificação italiana no mundial. Para os brasileiros, esta partida ficou conhecida como a Tragédia de Sarrià, nome do estádio onde esta foi disputada.
Agora em jogo válido pela semifinal, a Itália derrota a Polônia por 2 a 0. Adivinha quem marcou os dois gols italianos? Paolo Rossi, o craque. O outro confronto das semifinais foi bem mais equilibrado. Alemanha Ocidental e França empataram em 3 a 3 ao final da prorrogação, e assim foi necessária a disputa de pênaltis para decidir quem seria o finalista. Os alemães ocidentais venceram por 5 a 4 e estavam na grande decisão.
Antes da grande final, em jogo válido pela disputado do terceiro lugar, a Polônia venceu a França por 3 a 2.
Finalmente, no emblemático estádio Santiago Bernabeu em Madri, a decisão entre Itália e Alemanha Ocidental foi disputada com um grande público com cerca de 90 mil espectadores. O primeiro tempo ficou empatado sem gols, com isso podia se prever que o segundo tempo seria também muito equilibrado. Porém, os italianos abriram sua caixa de gols, e marcaram com Rossi aos 12 minutos, Tardelli aos 24 e Altobelli aos 36 do segundo tempo. Itália 3 a 0. Só coube aos alemães descontarem aos 38 minutos com Breitner. Placar final: Itália 3 a 1 Alemanha Ocidental.
Com isso os italianos puderam comemorar seu tricampeonato mundial depois de 44 anos sem títulos. Parabéns Itália Tricampeã Mundial 1982. Veja o pôster com os campeões!

Curta, siga e compartilhe nossa página no Facebook. Acesse: www.facebook.com/postercampeao

Nenhum comentário:

Postar um comentário