domingo, 28 de agosto de 2016

Campeões Históricos: Pôster Brasil Tetracampeão Mundial 1994

Disputada entre dos dias 18 de junho e 17 de julho, a Copa do Mundo de 1994 foi disputada nos Estados Unidos pela primeira vez, e nesta edição uma novidade: a vitória valendo três pontos, e não mais dois como era até então. No grupo A, os EUA com uma vitória e um empate se classificou às oitavas em terceiro lugar, para a alegria do país-sede.
O Brasil no grupo B estreou vencendo a Rússia por 2 a 0. Em seguida venceu bem a seleção de Camarões por 3 a 0 e encerrou a primeira fase empatando com a Suécia por 1 gol, garantindo assim o primeiro lugar da chave e consequentemente a vaga para os mata-matas.
O Grupo E, da Itália teve uma curiosidade: todos os participantes terminaram com quatro pontos e zero de saldo! Então, os classificados foram definidos no critério de gols marcados. México em primeiro com 3 gols feitos; em segundo a Irlanda, que embora ficara com o mesmo número de gols da Itália (2), no confronto direto venceu os italianos por 1 a 0. Em quarto e último ficaram os noruegueses, com 1 gol marcado.
Em partida válida pelas oitavas de final, o Brasil enfrentou os anfitriões dos EUA, que, com um gol solitário de Bebeto aos 27 minutos do segundo tempo, deu a classificação aos brasileiros. Os outros confrontos foram: Alemanha 3 a 2 Bélgica; Espanha 3 a 0 Suíça; Arábia Saudita 1 x 3 Suécia; Romênia 3 a 2 Argentina; Holanda 2 a 0 Irlanda; Nigéria 1 a 2 Itália; e México 1 a 1 Bulgária (1 a 3 nos pênaltis). Em negrito os classificados às quartas de final.


O Brasil enfrentou a difícil Holanda nas quartas. A seleção da América do Sul chegou a abrir 2 a 0 no placar com Romário e Bebeto. Os holandeses empataram com gols de Bergkamp e Winter, e permaneceu o placar em igualdade até os 36 minutos do segundo tempo, quando Branco, de falta, deu a vitória para os brasileiros. Outros jogos: Itália 2 a 1 Espanha; Bulgária 2 a 1 Alemanha; e Romênia 2 a 2 Suécia (4 a 5 nos pênaltis).
Bulgária e Itália se enfrentaram na primeira partida válida pelas semifinais do mundial. Os italianos venceram por 2 a 1 e se classificaram à final após 12 anos de hiato. Já o Brasil suou e muito para vencer a seleção da Suécia. Com gol solitário de Romário aos 35 minutos do segundo tempo os brasileiros voltavam enfim a uma final de Copa. Na partida pelo terceiro lugar, os suecos venceram os búlgaros por 4 a 0.
A grande final foi no estádio Rose Bowl em Los Angeles. Mais de 94 mil pessoal testemunharam o confronto entre dois tricampeões mundiais. Brasil e Itália fizeram um jogo difícil e sem gols em 120 minutos de bola rolando. Pela primeira vez uma Copa do Mundo é decidida nos pênaltis. Romário, Branco e Dunga marcaram e Márcio Santos perdeu a cobrança para o Brasil. Os italianos Albertini e Evani marcaram e Baresi, Massaro e Roberto Baggio (do último chute da Copa, que foi para o alto e tão comemorado pelo Brasil) desperdiçaram. Brasil 3 a 2 nos pênaltis. Brasil, até então o único tetracampeão mundial. Campeão após 24 anos. É Tetra! Parabéns Brasil Tetracampeão Mundial 1994. Veja o pôster com os campeões!

Curta, siga e compartilhe nossa página no Facebook. Acesse: www.facebook.com/postercampeao
Siga também nosso perfil no Twitter: @postercampeao

Nenhum comentário:

Postar um comentário