sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Campeões Históricos: Pôster França Campeã Mundial 1998

Disputada na França do dia 10 de junho a 12 de julho, a Copa de 1998 foi a décima sexta disputada, trazendo duas grandes novidades: o aumento do número de seleções participantes para 32; e o gol de ouro em prorrogações, ou seja, a equipe que no tempo extra marcar primeira era a vencedora da partida.
O Brasil veio embalado pelo tetracampeonato na edição anterior. Contando com grandes craques, os brasileiros venceram a partida de estreia da Copa por 2 a 1 frente a Escócia. A equipe verde e amarela venceu também o segundo jogo por 3 a 0 frente ao Marrocos e foi derrotado no último confronto da fase de grupos pela Noruega por 2 a 1, ainda assim foi o primeiro do grupo A com seis pontos.
A anfitriã França estreou bem, vencendo a seleção da África do Sul por 3 a 0. Goleou também a Arábia Saudita por 4 a 0 no segundo jogo e no terceiro e final confronto da primeira fase, venceu a Dinamarca por 2 a 1, garantindo a liderança do grupo C, com nove pontos e 100% de aproveitamento.


Nas oitavas de final, grandes confrontos! O Brasil venceu bem o Chile por 4 a 1, classificando-se. A França fez uma partida duríssima frente a seleção do Paraguai. O gol só saiu no segundo tempo da prorrogação. Blanc aos 114 minutos de partida, fez o primeiro gol de ouro de Copas do Mundo. França também classificada. Os outros confrontos das oitavas foram: Nigéria 1 a 4 Dinamarca; Holanda 2 a 1 Iugoslávia; Argentina 2 a 2 Inglaterra (Argentina 4 a 3 nos pênaltis.); Itália 1 a 0 Noruega; Alemanha 2 a 1 México; e Romênia 0 a 1 Croácia. As equipes em negrito se classificaram às quartas de final.
Os oitos melhores da Copa se enfrentaram em jogos emocionantes pelas quartas de final. A França encarou outro jogo difícil contra a seleção italiana. Após 120 minutos de bola rolando, a rede não balançou e as cobranças de pênaltis foram necessárias para indicar o semifinalista da competição. França 4 a 3, e assim classificada às meias-finais.
O Brasil encarou a forte Dinamarca, apelidada neste mundial de "Dinamáquina". Os brasileiros venceram apertado por 3 a 2 e também garantiram suas vagas. A Holanda eliminou a Argentina por 2 a 1. E, por fim, os croatas surpreenderam a seleção alemã, goleando os germânicos por 3 a 0.
No primeiro jogo semifinal, Brasil e Holanda fizeram um grande jogo. Os gols saíram no tempo regulamentar, um tento para cada. Na prorrogação, nada de gols. Nos pênaltis, com grande atuação do goleiro Taffarel, o Brasil era o primeiro finalista, vencendo a disputa por 4 a 2. França e Croácia fizeram a segunda semifinal. Os franceses venceram por 2 a 1 e garantiu o país sede na final do mundial.
Disputando o terceiro lugar, Holanda e Croácia fizeram um belo jogo, onde os croatas venceram por 2 a 1 e garantiram o artilheiro da Copa 98, Suker com 6 gols.
No Stade de France lotado, Brasil e França fizeram a grande final do mundial. Antes do jogo, uma polêmica envolvendo o craque brasileiro Ronaldo, que, segundo a revista Placar, o atleta teve uma convulsão antes da partida final. Apesar do risco, o camisa nove foi para o jogo. A seleção francesa, repleta de craques como Zidane, Petit, Barthez atropelaram a seleção canarinho, vencendo seu primeiro título mundial com soberano placar de 3 a 0. Vitória merecida da França. Parabéns França Campeã Mundial 1998. Veja o pôster com os campeões!
 
Curta, siga e compartilhe nossa página no Facebook. Acesse: www.facebook.com/postercampeao
Siga também nosso perfil no Twitter: @postercampeao

Nenhum comentário:

Postar um comentário