sexta-feira, 21 de outubro de 2016

CampHist: Pôster Grêmio Campeão Copa do Brasil 1989

Com intuito de integrar equipes de federações que, a partir de 1987, deixaram de ter representantes no Campeonato Brasileiro, e, com isso, não jogavam contra os grandes clubes do cenário nacional, a Copa do Brasil foi criada, em 1989 para fazer este papel. E, de quebra, o campeão garantiria uma vaga na Copa Libertadores do ano posterior, um bom agrado, já que, o caminho se mostrou mais curto do que a conquista da vaga via Campeonato Nacional.
Com 32 clubes de 22 unidades federativas - até então a região norte teve apenas representantes do Amazonas e Pará - o sistema de disputa foi no simples mata-mata. O primeiro gol da competição foi marcado pelo atacante Alcindo Sartori, aos 29 minutos de partida, na vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre os paraenses do Paysandu.
Agora falemos da trajetória do tricolor gaúcho, comandado pelo técnico Cláudio Duarte, o campeão da primeira Copa do Brasil. Na primeira fase, o imortal enfrentou o Ibiraçu-ES, e venceu em solo capixaba por um gol. No saudoso Estádio Olímpico, o Grêmio goleou a equipe do Ibiraçu por 6 a 0 e se classificou às oitavas de final com sobras.


Em solo mato-grossense, os gremistas não tomaram conhecimento do time da casa, o Mixto, e golearam por 5 a 0. O jogo de volta seria em Porto Alegre. Seria. O time mato-grossense, alegando que não conseguiria um voo a tempo para a capital gaúcha, acabou não comparecendo, e o Grêmio se classificou sem precisar jogar.
Nas quartas de final, o Grêmio enfrentou o tradicionalíssimo Bahia na Fonte Nova em Salvador, e não decepcionou. Com gols de Cuca - hoje técnico - e Kita, abriu boa vantagem para a segunda partida, 2 a 0. Em casa, coube aos gremistas selarem a classificação, vencendo por um gol, marcado por Edinho.
O Maracanã foi o palco do primeiro confronto entre Flamengo e Grêmio pelas semifinais da Copa do Brasil. Mesmo com um placar adverso de 2 a 0, os gaúchos conseguiram arrancar o empate com gols de Paulo Egídio e Luiz Eduardo, levando até uma boa vantagem para casa. Casa esta mágica, onde, com a força de sua torcida, o Grêmio goleou os rubro-negros por 6 a 1 e carimbava sua vaga à final.
Decisão equilibrada, teve início no dia 26 de agosto, em Recife, onde Sport e Grêmio não saíram do zero. Porém, no dia dois de setembro houve gols no Estádio Olímpico. Os gremistas abriram o placar com Assis - o irmão de Ronaldinho Gaúcho - aos nove minutos. Aos 31, o goleiro tricolor, Mazarópi marcou contra, e assim a partida empatara. O gol do título veio com Cuca, aos sete do segundo tempo. Assim, a torcida do imortal pôde comemorar seu título nacional, o primeiro da história da Copa do Brasil, e, de quebra, vibrar com a vaga na Libertadores de 1990. Parabéns Grêmio Campeão Copa do Brasil 1989. Veja o pôster com os campeões!

Curta, siga e compartilhe nossa página no Facebook. Acesse: www.facebook.com/postercampeao
Siga também nosso perfil no Twitter: @postercampeao

Nenhum comentário:

Postar um comentário