quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Uma década de Pôster Campeão. E agora?

Não, neste post você não verá a icônica imagem de Marilyn Monroe cantando Happy Birthday. Muito menos verá balões dourados formando a letra 10 (sou mais adepto dos aniversários dos anos 1990, mais simples e felizes). Convenhamos, este projeto que se iniciou nos primeiros meses do ano de 2011 (mais precisamente na quinta-feira, 10 de fevereiro) com a proposta de postar as minhas recentes criações de Uniformes Personalizados (kits) do jogo Pro Evolution Soccer 6 (para mim, o mais divertido jogo virtual de futebol do século 21).

Legal! Porém, eu, um garoto saindo da adolescência com recentes 18 anos completados, era muito sonhador, e, como todo cara saído da adolescência, achava que a vida e o sucesso na internet virariam realidade de forma quase instantânea. Grande engano. Mas, foi um aprendizado. Não cheguei a postar nem cinco kits próprios, pois queria que a galera mandasse suas ideias para mim. Claro que não chegou, pois era um projeto recém-criado.

Mudei de rumo, e quis criar realmente um blog falando de futebol, porém com inspirações da imprensa escrita, com as belas artes criadas em jornais e, principalmente na revista Placar do final dos anos 1990 e toda a década de 2000. Chamei meu amigo/afilhado, Carlos Olivar, para me ajudar na empreitada. Só que, no segundo semestre de 2011, veio um fato novo em minha vida: entrada na faculdade.

O tempo, claro, ficou mais puxado. A minha faculdade (Fatec Ourinhos), como toda boa faculdade de exatas não perdia tempo com assuntos paralelos que nada tinha relação com o curso, e tinha aulas presenciais de segunda a sábado. Puxado sim, mas, aprendi a ser mais responsável, e tenho grandes lembranças de uma ótima instituição de ensino. Logicamente não vou culpar a faculdade pelo meu abandono ao blog. Isso tudo estava dentro de mim.

Tempos natalinos de 2012, publiquei um pôster digital do então campeão brasileiro feito por este que vos fala, inspirado pelo especial anual Edição dos Campeões da Revista Placar. Eureca! Entrei em 2013 com o propósito de publicar campeões do Brasil e do Mundo. Foi indo bem. Juntei duas coisas que curtia: pôster de campeões e escrever crônicas esportivas.

O blog que se chamava Unis de PES, Futebol e Muito Mais (antes deste nome estranho, acredito que tinha outro nome, algo do tipo Uniformes de PES, mas não tenho certeza) passou a se chamar Pôster Campeão no dia 13 de abril de 2014. Os acessos ao blog aumentaram, veio a página do Facebook, porém, o que eu queria era ter mais trocas de mensagens com os leitores e aumento do AdSense (vamos deixar a hipocrisia de lado, né!). Ah! Adsense... Um dia conto em algum lugar minha primeira experiência com esta tecnologia de anúncios.

Por fim, após a conclusão do curso superior, vários motivos, a grande maioria de ordem pessoal, me fez não ter mais aquela regularidade nas postagens. Meu computador, meu velho guerreiro, já estava pedindo a sua aposentadoria (ele ainda está em casa, aposentado, lendo seu belo jornal impresso, já que ainda não consegui um computer da nova geração), e minha paciência foi indo embora.

Tudo isso fez parte de um aprendizado, que me fez crescer. Se este texto te parece melancólico, deixe esta mentalidade aqui! É um texto expositivo e de agradecimento e quase nenhum arrependimento. O único arrependimento foi prometer projetos e não concluí-los. Peço perdão a você, leitor, que esperou por isso. Este blog com sua página me abriram portas para conhecer novas pessoas, iniciar minha aventura em transmissões esportivas (ainda que de forma semiprofissional, porém, com muito amor e dedicação), fazendo assim, boas amizades pessoais (não muitas, mas boas), o que é mais importante.

Aproveitando a data de dez anos de formação deste blog, dou um até breve para você que esteve sempre por aqui. O público, é verdade, não entendeu muito a proposta deste singelo trabalho: queriam que eu vendesse pôster impresso. Nada contra, mas eu não tinha o maquinário nem os direitos para tal. E, vi um trabalho meu, sendo vendido impresso na internet, e o camarada não deu os créditos e, quando o confrontei, me deu um block. Faz parte.

O blog talvez fique mais um tempo no ar nesta plataforma. O futuro dele? Não sei. Pode ser que eu volte com este tipo de trabalho em outra plataforma, mais profissional. Entretanto, voltarei a escrever, falar e criar para o público, pode estar certo disso. Mas, vocês não ficarão órfãos deste tipo de material. Tem um blog supercompetente que se chama Edição dos Campeões, criado por Everton Ruchel, que publica de forma louvável pôsteres inspirados na Edição dos Campeões de Placar, e tem revistas digitais postadas! Dá uma conferida: https://edicaodoscampeoes.blogspot.com/.

Outro grande companheiro que indico é o Marcio Silveira Borba, criador do blog Pôster de Times Campeões, um dos pioneiros no segmento de pôsteres digitais. Ele foi um dos poucos que fizeram parcerias com este que vos fala. Conheça o trabalho dele acessando http://posterdetimescampeoes.blogspot.com/. Valeu pela força Marcio!

É isso! Veremos-nos muito ainda pela internet, falando de esportes ou não. Projetos novos virão, e quando você me vir por aí, e lembrar que foi leitor deste blog por um dia, manda uma lembrança “desde os tempos do Pôster Campeão!”. Agradeço a Deus por tudo! Agradeça você também, porque Ele te ama demais! Tudo é um aprendizado! Agradeço a Ele por todos os santos e anjos que mandou para nos auxiliar, principalmente pela intercessão da Santíssima Virgem Maria, mãe de Deus. Aos meus pais, por todo amor e apoio na caminhada. E a você, abençoado leitor. Fique com Deus e até as próximas por aí. Fui!!!

Paulo Bianque.

2 comentários:

  1. amem foi bem legal ajudar nem que fosse um pouco

    ResponderExcluir
  2. Entrei nesse texto enquanto fazia uma busca de fotos para a curadoria do arquivo do Edição dos Campeões. E posso dizer com toda a certeza: esse mundo do pôster e do colecionismo não é nem um pouco fácil. Você dá a mão e as pessoas já querem o braço, pedem coisas mirabolantes e quase impossíveis. Minha história é bem parecida com a sua. Meu blog também nasceu em 2010, com outro nome (embora também com o intuito de criar um acervo de pôsteres). Mas só fiz na pegada atual a partir de 2015, e ininterruptamente desde 2017. A foto posada é uma das maiores lembranças de um time campeão (junto com a taça), e todo legado de um arquivo, assim como o seu, é importante. Abraços.

    ResponderExcluir